O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em qualquer outro periódico ou coletânea no país, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O texto submetido está no formato DOC, ODT ou RTF.
  • O texto enviado não contem nenhum tipo de identificação pessoal. É necessário, portanto, que o nome do arquivo seja o título do trabalho, e não o nome do/a(s) autore/a(s). (Há mais instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega)

  • O texto está em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples; página tamanho A4, com margens superiores e inferiores de 2,5 cm, e margens esquerda e direita de 3 cm. 

    Para os artigos científicos e ensaios, há um máximo de quinze páginas; para o relato de experiência, sete páginas; e para as resenhas, três páginas.

  • O texto contém: título, resumo em português (entre 150 e 200 palavras) e palavras-chave (três ou quatro) em português.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível; todos os hyperlinks apresentados no texto estão ativados e atualizados.
  • Os gráficos, mapas, imagens e quadros estão submetidos apenas como um ou mais anexos (na seção "Documento Suplementar"), numerados e titulados corretamente, com a devida referência bibliográfica (se reproduzidos de outra fonte) e com indicação precisa do local de sua inserção no texto principal. Devem estar confeccionados de maneira a permitir sua reprodução na resolução mais nítida possível.

  • Os textos contendo citações de pessoas entrevistadas ou descrições de campo que envolveram depoimentos devem comprovar o consentimento das pessoas pesquisadas com a publicação do texto na Revista Senso Comum. O termo de consentimento assinado pelo(a)s envolvido(a)s deve ser enviado como documento suplementar no ato da submissão ou por correio se devidamente avisado ao Conselho Editorial da Revista.

  • No caso da submissão ser uma resenha, a obra à qual ela se refere deve ser recente, ou seja, com até dois anos anteriores ao ano da chamada; para obras ainda sem tradução para o português, o limite é de cinco anos anteriores ao ano da chamada.

  • Solicita-se aos/às autore/as, quando cadastrarem-se no portal, que preencham os campos para as seguintes informações: nome completo, e-mail, curso, titulação e instituição filiada.

Diretrizes para Autores

Publicam-se textos de autoria de graduandos/as e graduados/as. Apenas para o Dossiê Temático serão aceitos textos com autoria de mestrandos/as. Submissões de mestres, doutorando/as e doutore/as serão aceitos em qualquer seção da Revista somente na condição de coautore/as ou orientadore/as da/o graduanda/o ou graduada/o, que deverá ser a/o autor(a) principal do artigo.

 

Recomendações Editoriais

1. Reduzir o número de notas ao mínimo possível e alocá-las na página onde são indicadas, ou seja, não agrupar no final do texto (fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço simples).

2. Colocar as citações de outros autores com menos de três linhas no corpo do texto e entre aspas; as citações com mais de três linhas, em parágrafo à parte com recuo de 1,5 cm do lado esquerdo (fonte Times New Roman, tamanho 10, em espaço simples).

3. Não deixar espaçamento entre o final de um parágrafo e o começo do seguinte (o texto deve ser contínuo). O sinal de início de um novo parágrafo, que começa logo na linha abaixo, é a marca de tabulação e deve ser de 1 cm.

4. Grifos no corpo do texto devem sempre ser grafados em negrito, nunca em itálico.

5. Palavras em língua estrangeira incluso em latim devem também devem ser colocadas em negrito, pois serão italicizadas posteriormente.

6. As referências bibliográficas estão apresentadas no final do texto em ordem alfabética, segundo as normas da ABNT NBR 6023/2002. 

7. As referências a autores no corpo do texto deve obedecer à seguinte norma (Sobrenome do Autor, ano) ou (Sobrenome do Autor, ano, página). Por exemplo: (Foucault, 1966) ou (Foucault, 1966, p. 30-36).

8. Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser identificados por letras. Por exemplo: (Bourdieu, 2001a), (Bourdieu, 2001b).

9. Se o nome do autor já foi mencionado no mesmo período ou trecho argumentativo, basta a referência pelo ano da publicação e página.

 

Exemplos de Referências Bibliográficas

(a) Livro:

AUTOR DA OBRA. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de publicação: Editor, ano de publicação. Número de páginas ou volume. (Série). Notas.

FILHO, Mário. O negro no futebol brasileiro. 4ª ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2003. 343 p.


(b) Dissertações e Teses:

AUTOR. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (Grau e Área de concentração) – Instituição, local.

PADILHA, Valquiria. Shopping Center: a catedral das mercadorias e do lazer reificado. 2003. 311 f.. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

 

(c) Artigo de Revista:

AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título da Revista (abreviado ou não), local de publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial-final, mês e ano.

ESPOSITO, I. et al. Repercussões da fadiga psíquica no trabalho e na empresa. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 8, n. 32, p. 37-45, out.-dez. 1979.

 

(d) Capítulo de livro:

AUTOR da parte. Título da parte. Termo In: Autor da obra. Título da obra. Número da edição. Local de Publicação: Editor , Ano de publicação. Número ou volume (se houver) páginas inicial-final da parte, e/ou isoladas.

NUNES, Jordão Horta. Goffman e a perspectiva dramatúrgica. In: _____. Interacionismo simbólico e dramaturgia: a sociologia de Goffman. Goiânia: Ed. UFG, 2005. p. 85-219.