A ética protestante e o taylorismo
Palavras-chave:
Protestantismo ascético, quaker, taylorismo, mais-valia.
Resumo
A obra de Weber A ética protestante e o espÃrito do capitalismo traz uma análise sobre os movimentos religiosos que surgiram na Europa após a Reforma Protestante, no intuito de assimilar os valores e princÃpios éticos destes movimentos com o desenvolvimento do capitalismo. Tendo em vista os objetivos desta obra, o presente artigo analisa o protestantismo ascético e seus desdobramentos (calvinismo, doutrina da predestinação, doutrina da prova etc.) para compreender a educação ascética que Taylor recebeu, uma vez que este foi criado sob os preceitos da ética protestante. Consequentemente, será analisado o método cientÃfico desenvolvido por Taylor (conhecido como Taylorismo), com o intuito de estabelecer um paralelo entre o protestantismo ascético e o taylorismo, pois ambos apontam para uma tendência à racionalização, onde o primeiro racionalizou uma conduta moral baseada em princÃpios religiosos, e o segundo racionalizou a produção industrial capitalista na passagem do sec. XIX para o sec. XX. As consequências do taylorismo na produção industrial foram notórias, interferindo diretamente na produção de mais-valia, seja ela absoluta e/ou relativa. Para tanto, serão analisados alguns elementos teóricos importantes acerca do conceito de mais-valia, elaborado por Marx, com o objetivo de elucidar o processo de desenvolvimento da produtividade no capitalismo contemporâneo.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 3.0 Brasil que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- As afirmações contidas nos textos submetidos são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião da Revista.