Entre sinhás, mucamas, iaiázinhas e amas de leite: mulheres negras e brancas na sociedade brasileira do século XIX e início do XX
Palavras-chave:
Gênero, raça, Brasil.
Resumo
O objetivo do artigo consiste em pensar, relacionalmente, e em caráter provisório, as posições sociais de mulheres brancas da elite brasileira e de mulheres negras – africanas, mestiças, crioulas –, isto é, enfocar as relações sociais que os dois grupos mantinham entre si principalmente dentro do perÃodo que compreende a passagem entre os séculos XIX e XX. A análise relacional permite concluir que as expectativas sociais acerca das mulheres não são unÃvocas, mas, antes, dependem do entrelaçamento do gênero com a categoria raça e, conseqüentemente, com classe social. Percebe-se que havia mais de uma feminilidade sendo vivida naquela sociedade, embora algumas fossem mais valorizadas pelo status quo branco patriarcal.
Edição
Seção
Dossiê Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 3.0 Brasil que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- As afirmações contidas nos textos submetidos são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião da Revista.